Facebook: por que essa rede social ainda é importante para o seu negócio?

O Facebook conta com diversas ferramentas pra facilitar o trabalho de divulgação do negócio na rede social, tanto de forma orgânica quanto paga. Organicamente, o processo consiste na publicação de imagens e vídeos no feed.

Nesse caso, os comentários e likes recebidos vêm naturalmente de usuários que rolam o feed da rede social e se deparam com o post. Entretanto, há uma forma de ampliar esse alcance orgânico, que é por meio de publicações pagas. Dessa forma, o conteúdo será mostrado pra mais pessoas: aquelas que ainda não conhecem a página da empresa.

O post pago é útil em um cenário em que o gestor deseja alcançar mais pessoas e, para a empresa, o ideal é combinar os dois tipos. Vale lembrar, é claro, que é preciso sempre dar prioridade a temas que sejam de interesse do negócio e do público, tanto em posts orgânicos quanto pagos.

 

Por que investir em Marketing no Facebook?

O Marketing no Facebook é uma necessidade pra empresas de vários segmentos. Isso acontece em função dos números da rede social de Mark Zuckerberg: no mundo inteiro, são cerca de 2,5 bilhões de usuários ativos por mês. No Brasil, esse número ultrapassa os 120 milhões de usuários — só perdemos para os Estados Unidos e para a Índia.

Apesar de a rede social estar caindo em desuso para muita gente, sobretudo adolescentes e jovens, o Facebook ainda rende muito dinheiro. Os lucros do segundo trimestre de 2021 dobraram em relação ao mesmo período no ano anterior, segundo dados divulgados pela Exame.

Uma vez que são mais de 80 milhões de páginas de negócios, é preciso ter atenção. Se seus concorrentes estão fazendo Facebook Marketing, é fato que você pode acabar ficando para trás, ainda mais se o seu público acessa a rede diariamente.

 

Quem são as pessoas que mais usam o Facebook?

Ter uma fanpage da empresa só porque o Facebook é a rede social com mais usuários não é a tática mais acertada. Se o seu público não utiliza o Facebook, a melhor estratégia é aprimorar sua presença em outras redes — LinkedIn, Instagram etc.

Entender qual é o perfil das pessoas que usam o Facebook é um bom ponto de partida. Confira algumas informações importantes:

  • usuários acima de 65 anos são o grupo que mais cresce entre as pessoas com perfil no Facebook;
  • o público jovem prefere o Instagram, TikTok e YouTube ao Facebook, e usam a rede mais raramente;
  • 25% dos usuários do Facebook têm entre 25 e 34 anos;
  • 44% dos consumidores afirmam que o comportamento de compra sofre influência do Facebook;
  • a maior parte dos usuários é composta por mulheres, somando 74%. Em compensação, 62% dos homens usam a rede, o que também é uma porcentagem significativa.

 

Facebook e o Inbound Marketing

O Facebook é um canal importantíssimo para a entrega de conteúdo de Inbound Marketing, possibilitando segmentação, fazendo com que as peças atinjam as pessoas que realmente façam sentido para o seu negócio. Outra possibilidade que merece destaque é o fato de o Facebook permitir interações com o público, passando conhecimento instantâneo sobre como essas pessoas falam, de quais postagens gostam mais, o horário em que mais ficam conectadas, entre outros.

 

Conclusão

Faça uma analise se o Facebook faz sentido para o seu público ou sua área de ação, negligenciando o Facebook, você pode estar perdendo bastante público e vendas…