O que é Tráfego Online: Conheça os 6 tipos de Tráfego Digital

Nos últimos anos, a presença digital se tornou fundamental para marcas e empresas que pretendem crescer. O ambiente digital é o ponto de encontro certeiro com uma imensidão de públicos. Mas para alcançar o público certo, é preciso mais do que presença. Chegar aos seus potenciais clientes envolve muita estratégia. De nada adianta manter páginas que não gerem tráfego.

 

O que é tráfego?

Comumente usada para descrever o trânsito, “tráfego” significa circulação de carros e veículos. Na web, não é muito diferente disso. Tráfego na Internet se refere à movimentação dos usuários pelas páginas online.

 

Tipos de tráfego digital

Assim como no trânsito, na Internet, existem vários caminhos possíveis para chegar ao destino final. É muito importante mapear por onde os seus leads estão chegando para saber qual estratégia está funcionando melhor, qual precisa melhorar e em qual você deve investir mais.

 

1. Tráfego orgânico

Esse tipo de tráfego é o mais disputado e desejado dentro do Marketing Digital. Isso porque ele dispensa a necessidade de pagamento. O tráfego orgânico acontece de maneira natural.

São os resultados obtidos na busca do Google de acordo com a qualidade do conteúdo e a capacidade de resposta que ele tem para a sua questão. Alcançar uma das primeiras posições é importante porque a quantidade de links diminui conforme a página de resultados vai descendo.

Apesar de muito importante e almejado, conquistar tráfego orgânico demanda tempo. Esse tipo de tráfego deve ser uma estratégia de Marketing Digital para médio e longo prazo.

 

2. Tráfego pago

O tráfego pago é aquele obtido por meio da compra de links patrocinados ou anúncios. Sendo seus resultados quase que imediatos.

A forma mais tradicional de tráfego pago é colocar a página patrocinada nos resultados iniciais do Google, antes dos orgânicos. Entretanto, o link pode ser identificado com a etiqueta de “ad”, avisando que é um anúncio. Esse tráfego pago é conhecido como link patrocinado na rede de pesquisa.

O tráfego pago pode ser considerado uma estratégia de Outbound Marketing, quando a empresa dá o primeiro passo para chegar ao usuário. Esse é o oposto do tráfego orgânico, no qual o internauta busca por informações que levam à empresa.

O tráfego pago e o tráfego orgânico são complementares. Aplicar as duas estratégias juntas potencializa a chance de alcançar mais clientes.

 

3. Tráfego de referência

Antes de realizar uma compra ou contratar um serviço, é normal que a gente pesquise muito para ter certeza. Durante esse processo, sempre procuramos pessoas de confiança que já tiveram experiências parecidas.

Nas páginas da web, as indicações ganham formato de links. Quando um site cita o seu, ele repassa um pouco da credibilidade e da autoridade dele para a sua página. Isso é exatamente o que o seu amigo faz quanto te indica um produto ou serviço.

Na Internet, com os links, é como se o site dissesse que em você o internauta pode confiar. Tanto o Google quanto os usuários entendem dessa forma.

Um artigo em um blog tem que tem um link direcionando para um e-commerce por exemplo. Se você confia no site que está lendo, é muito provável que clique no link para, pelo menos, ver o preço na loja em que ele está indicando.

Os cliques adquiridos dessa forma, vindos de outras páginas da Web, formam o tráfego de referência.

 

4. Tráfego de e-mail marketing

Quando os usuários clicam em links, mas dessa vez recebidos pela caixa de entrada, eles geram tráfego de e-mail marketing para aquele site. Esse é um dos tráfegos mais difíceis de conseguir, pois exige que já se tenha um certo grau de relacionamento com o usuário para apresentar o link. Apesar disso, esse tipo de tráfego digital, geralmente, é o que gera mais cliques para as páginas.

 

5. Tráfego social

As redes sociais também são uma grande fonte de tráfego digital. Metade do tempo em que estão na Internet, os usuários utilizam aplicativos de mídias sociais. Esse tráfego é conhecido como tráfego social

Esse é um insight da pesquisa Global Digital Overview 2020, realizada pelo site We Are Social em parceria com o Hootsuite. Ainda segundo o estudo, mundialmente, os internautas gastam, em média, 2 horas e 24 minutos nas redes sociais por dia. O Brasil ainda ultrapassa a média mundial, chegando a 3 horas e 31 minutos diariamente.

 

6. Tráfego direto

Quando o usuário já sabe exatamente onde quer chegar: no seu site. Por isso, ele não vai procurar nem precisar de intermediários, como as redes sociais ou outros blogs. Neste caso, ele vai digitar o nome da página diretamente no buscador.

 

Qual é o melhor canal de tráfego para o meu site?

 

A resposta para essa pergunta é muito simples: depende. Todas as ações de Marketing Digital devem ser guiadas estrategicamente por meio de dados. Sendo assim, só as métricas poderão dizer qual é o melhor canal de tráfego para o seu site.

Além disso, mesmo com a resposta em vista, é muito importante não apostar todas as suas fichas em um canal só. Cada tipo de tráfego digital tem seu objetivo e se conecta com públicos em diferentes etapas do funil. Trabalhar dentro da especificidade de cada um é o primeiro passo para conquistar tráfego qualificado.

 

O que é tráfego qualificado?

 

Mais importante do que alcançar muitas pessoas é alcançar as pessoas certas. De nada adianta ter muitos cliques ou visualizações se o seu objetivo não for cumprido. Essas são só métricas de vaidade, que não ajudam o seu negócio a ir para onde deve.

Alcançar o objetivo da sua marca começa por conhecer o perfil do seu cliente. A segmentação pode até diminuir o seu alcance, mas vai chegar em quem verdadeiramente tem interesse. O tráfego qualificado é justamente os leads de “qualidade”, formados a partir desse processo.