Tráfego orgânico X tráfego pago: Qual a diferença?

Tráfego de um site é um conjunto de visitas ou acessos dos usuários ao seu site. Esse tráfego pode vir de forma natural ou pode ser adquirido investindo dinheiro para que ele aconteça. Neste publicação, vamos abordar as principais dúvidas sobre tráfego orgânico e pago e qual é melhor opção para o seu negócio.

O que é Tráfego Orgânico ?

O tráfego Orgânico são os acessos que acontecem de forma natural e espontânea, Como por exemplo, um usuário que faz uma busca na internet por determinado produto ou assunto e encontra uma página do seu site. Esse acesso ou tráfego aconteceu de forma natural sem que você pague por ele.

O investimento em tráfego orgânico é relativamente baixo – O custo por clique em investir em tráfego orgânico se torna cada vez mais baixo ao longo do tempo em que o trabalho desenvolvido e os acessos começam acontecer. Porém demanda um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) e os resultados podem levar vários dias ou até meses para surtirem efeitos.

O que é Tráfego Pago ou Patrocinado?

Já no tráfego pago ou patrocinado os acessos dos usuários que chegam ao seu site, acontecem por meio de uma compra de exibição. Ou seja, as plataformas como o Google e Facebook estão sendo pagos para exibir seus anúncios e os acessos acontecem a partir desses anúncios por isso são acessos pagos ou tráfego patrocinado.  Alguns exemplos de ferramentas de tráfego pago: Google Ads, Facebook e Instagram Ads, Linkedin Ads e Youtube Ads. A vantagem do tráfego pago é o rápido retorno pois essas ferramentas aceleram a exibição das campanhas e anúncios.  Porém é fundamental que para campanha ser veiculada, seja investido dinheiro e por vezes o investimento precisa ser feito é alto, constante e frequente para que exista um tráfego constante e gere resultados.

Fonte: Digital Tips